Reduzir, Reutilizar e Reciclar
A crise ambiental é real e um facto incontornável para o futuro da humanidade.
A poluição e contaminação, a emissão de gazes tóxicos e o aquecimento global, a excitação de ecossistemas e vida animal, bem como a desflorestação em massa, são factos incontornáveis.
É cada vez mais urgente mudar a nossa forma de estar e ser, para que futuras geração não sejam postas em causa.
A regra básica dos “3Rs” apresenta-se hoje como uma forma eficaz e até rentável em muitos casos.
Reduzir, Reutilizar e Reciclar são processos fundamentais no nosso quotidiano.
Reduzir é o primeiro passo e o mais importante. Numa sociedade de consumo, os produtos e as embalagens abundam, os custos de tratamento ou eliminação de resíduos são elevados. Só reduzindo a quantidade de produtos comprados e consumidos é que é possível diminuir a quantidade de resíduos existentes.
Reutilizar é o segundo passo, no sentido em que, ao dar novos usos aos resíduos que são produzidos, evita‐se que passem por um novo ciclo de transformação ou por processos de tratamento ou eliminação, processos esse que representam custos para a sociedade e para o ambiente.
Reciclar é a terceira prioridade e deve ocorrer quando não é possível deixar de produzir um resíduo ou quando não se encontra outra utilização possível para esse objecto. Nesse caso, é importante que o resíduo não seja depositado junto com os indiferenciado (o chamado "lixo normal") ou num aterro (ou pior, abandonado na natureza), mas sim que seja reciclado. Para garantir que seja reaproveitado como matéria‐prima e transformado num novo produto, basta depositá‐lo no local apropriado.
No sector industrial estas regras, quando devidamente aplicadas, podem permitir a diminuição de despesas salvaguardando o ambiente.
Especificamente no sector da embalagem, quando maximizada na sua função pode ser reduzida no sua quantidade.
Quanto mais vezes a embalagem for reutilizada, menor é o numero de unidades “novas” necessitadas.
Através da manutenção e reparação podemos reciclar unidades dadas como perdidas ou inutilizadas.
A palete de madeira, alem de ser orgânica e biodegradável, não apresenta riscos de contaminação ambiental.
Para garantir uma sustentabilidade e evitar a desflorestação, a reutilização e a reciclagem de unidades usadas é fundamental.
Partilhe: